10 Coisas muito úteis que você pode fazer com acetona e nunca tinha imaginado!


Claro que a acetona é uma velha conhecida sua você já está meio acostumada com aquele cheirinho meio agradável quando tira o esmalte. Mas certamente você não sabe o que é a acetona e que ouras coisas dá para fazer com ela que você jamais imaginou

Você não usa a acetona pura, mas uma mistura dela com água e álcool etílico. É uma substância tóxica o suficiente para causar irritações na mucosa nasal e bucal.

Solúvel em água, ela também serve para dissolver tintas. O seu uso na indústria de medicamentos é vasta, assim como também é usada na indústria alimentícia. Bastante controlada é sua comercialização porque é usada para extrair a cocaína da folha de coca.

Vamos ver agora dez usos da acetona que você jamais imaginou.

  1. A acetona dissolve cola bonder: Que cola mais chata de usar, não é mesmo? Qualquer coisinha e os dedos ficam logo grudando. A acetona retira esse incômodo e ainda serve para ajudar a abrir a tampa da cola quando ela já foi usada uma vez e ficou colada.


  2. Limpa potes e recipientes: Sabe o pote de margarina ou de sorvete que você comprou e quer reutilizar? Com algodão e acetona você consegue retirar toda a tinta


  3. Removendo arranhões: Sabe quando você arranhou a superfície do seu relógio novinho e ficou aquele risco feio? Pois a acetona age sobre o material, que é de plástico, dissolvendo um pouco e eliminando o arranhão.


  4. Dos sapatos também: Não só arranhões mas também manchas são eliminadas do seu calçado com acetona.


  5. Removendo tinta do vidro da janela: Principalmente quando foi você a pintar as paredes que os vidros da janela fiaram todos respingados. Use acetona para limpar as manchas.


  6. Removendo esmalte dos também: Se remove das unhas também pode ser usada no tapete que ficou manchado. Despeje no local e deixe agir por um minuto. A seguir, esfregue com uma escova de cerdas duras.


  7. Removendo as manchas da porcelana: Com delicadeza, esfregue as manchas com um pano com acetona. A seguir, lave com água e sabão.


  8. Limpando o teclado: Com um cotonete embebido em acetona, sem encharcar, passe entre as teclas


  9. Desinfectando as laminas de barbear: Desinfecte e tire os restos de sabão de suas lâminas com acetona


  10. Tirando a etiqueta: Depois dos exemplos acima, essa é meio óbvia, se usarmos a lógica. A acetona dilui a cola que é usada para as etiquetas das garrafas plásticas

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF