11 Benefícios do ovo para a saúde e a beleza


O ovo é um alimento muito consumido no mundo todo. Faz parte da dieta das pessoas que comem carne e também de quem é ovo-lacto-vegetariano. Além de saboroso, esse alimento é uma rica fonte de proteínas e ácidos graxos ômega-3, além de muitos outros nutrientes importantes para a saúde. Conheça agora quais são os benefícios do ovo e como consumi-lo.
Benefícios do ovo para a saúde
Já passou o tempo em que as pessoas evitavam o ovo por medo de ter colesterol alto. Hoje em dia já se sabe mais sobre os benefícios do ovo e que ele é um alimento bastante completo. Não aumenta o colesterol e é recomendado principalmente para atletas e pessoas em recuperação de cirurgia, pois ajuda na reconstrução e cicatrização dos tecidos.

1. Não aumenta o colesterol

O grande medo de muitas pessoas é porque a gema do ovo contém cerca de 180 mg de colesterol, mas não é do tipo que faz mal à saúde. Pelo contrário, é um tipo de gordura saudável que auxilia na sintetização de hormônios e da vitamina D.

2. Promove o equilíbrio do ácido fólico na gravidez

Carência de ácido fólico durante a gravidez pode causar sérios danos ao sistema nervoso do feto. Em alguns casos, a coluna e o cérebro podem ficar deformados. Consumir ovos é, sem dúvida, uma excelente opção, já que o nível de ácido fólico presente no ovo é de 0.7 microgramas, considerado um índice bastante elevado.

3. Diminui o risco de câncer

Consumir ovos pode reduzir as chances de desenvolver câncer de mama em 18%. Isso porque, além de aminoácidos, minerais e vitaminas em abundância, os ovos unem o hormônio feminino estrogênio no corpo.

4. Bom para a pele, cabelo e fígado

Além dos altos de níveis de biotina, vitamina B12 e proteína, nutrientes-chave para um cabelo saudável e pele radiante, os ovos possuem também grande quantidades de lecitina que ajudam e protegem o intestino e o fígado, promovendo uma desintoxicação de metais pesados e outras toxinas que se acumulam no dia a dia e dificultam o trabalho desses órgãos.

5. Tornam os olhos mais saudáveis

Outro dos benefícios do ovo é para a visão. Isso devido às suas altas quantidades de vitamina A, luteína e zeaxantina. A luteína e a zeaxantina protegem o olho dos radicais livres e têm um papel importante na sua cor e visão noturna, diminuindo as chances de sofrer algum dano no tecido do olho e outras doenças identificadas como degeneração macular ou catarata.

6. Contribui para ossos mais saudáveis

Vitamina D e cálcio são essenciais na formação de ossos e dentes. Os ovos cumprem aqui um papel importante pois são ricos em vitamina D. Seu consumo ajuda nosso corpo a absorver o cálcio de um jeito mais eficiente.

7. Acelera a perda de peso

Um ovo é perfeito para saciar a fome e ajudar a perder peso, considerando também que o corpo precisa de muito mais energia para digerir proteínas do que carboidratos e gorduras. Ele é recomendado especialmente antes e depois do treino, pois oferece energia para melhorar o rendimento e ajuda na recuperação e crescimento muscular.

8. Mantém o cérebro e o metabolismo saudáveis

O ovo é riquíssimo em colina, um nutriente necessário para vários processos metabólicos no corpo. Carência ou mesmo ausência desse nutriente pode ter um efeito prejudicial à sua memória. Consumir dois ovos diariamente é um jeito simples de garantir o suficiente para manter esses níveis equilibrados.

Benefícios para a beleza

Ao mesmo tempo em que oferece benefícios para a saúde, esse benefícios serão refletidos na aparência, deixando a pele mais jovial, lisa e bonita, cuidando dos cabelos e das unhas. Os benefícios são ainda melhores quando o ovo é consumido dentro de um estilo de vida saudável.

9. Estimula o rejuvenescimento da pele

Ovos orgânicos podem retardar o processo de envelhecimento e, ainda, evitar o câncer de pele. Isso porque ovos de galinhas criadas em ambiente natural e soltas são mais amarelos, com gemas maiores e que chegam a ser alaranjadas. Esses pigmentos são riquíssimos em carotenoides, antioxidantes que podem retardar de forma significativa o envelhecimento, pois atuam protegendo as células do corpo contra o a oxidação causada pelo excesso de radicais livres.

10. Contribui com o aumento da massa muscular

Quem está diariamente na academia ou praticando alguma outra atividade física com o objetivo de aumentar a massa muscular, certamente vai ver o ovo presente no cardápio elaborado pelo nutricionista. O ovo é rico em nutrientes que ajudam na recuperação e no aumento da massa muscular, como a albumina, além de ser um ótimo alimento para se manter nutrido e saciado, seguindo a dieta à risca.

11. Contribui com a produção de colágeno

A clara do ovo, se consumida todos os dias, vai contribuir com a formação de colágeno, uma proteína essencial para a elasticidade da pele. Junto com o efeito antioxidante, o ovo é importante para quem deseja manter a pele sempre jovial e saudável.

Propriedades nutricionais

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), a cada 100 gramas de ovo inteiro, cozido por 10 minutos, você consome, em média:

  • Energia: 146 kcal;
  • Proteína: 13,3 g;
  • Lipídeos: 9,5 g;
  • Colesterol: 397 mg;
  • Carboidrato: 0,6 g;
  • Cálcio: 49 mg;
  • Magnésio: 11 mg;
  • Fósforo: 184 mg;
  • Manganês: 2,02 mg;
  • Ferro: 1,5 mg;
  • Sódio: 146 mg;
  • Potássio: 139 mg;

Faz mal comer ovo todos os dias?

Uma pessoa saudável pode comer dois ou três ovos por dia sem se preocupar com efeitos negativos à saúde. Pessoas que treinam diariamente, atletas e quem está em recuperações de cirurgias podem comer até mais do que isso. Porém, é sempre importante consultar um nutricionista para saber qual é a quantidade recomendada para o seu objetivo, pois o consumo deve ser aliado a outros hábitos de vida saudáveis.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF