5 dicas para queimar os quilos extras de vez!


Especialistas afirmam que dá para entrar em forma sem vontade em nome da dieta. Bastam um pouco de bom senso, foco e moderação Dicas para torrar os últimos quilos de vez:

1 - não passe vontade Aquele prato irresistível de salgadinhos está bem na sua frente? Saiba que não é preciso virar o rosto para a delícia. Opte pelas versões assadas, que também costumam ser bem gostosas, como empadinhas e esfihas. A ordem é não se privar de tudo, pois chega um momento em que ninguém aguenta mais e cede às tentações. Por isso, mesmo entre as indulgências, dê preferência às escolhas saudáveis e evite frituras. Outra boa saída nesses casos é colocar em prática a dieta dos pontos. “Assim você tem mais liberdade na hora de selecionar os alimentos e pode até saborear um doce”, explica Patricia Zach, endocrinologista especializada em obesidade e diabetes da Clinonco — Clínica de Oncologia Médica (SP).

2 - intercale o brinde com água Bateu aquela sede de vinho ou cerveja. E agora? Você pode consumir qualquer um dos dois, mas a moderação é essencial. Tente não ultrapassar uma dose, que equivale a 336 ml de cerveja, 140 ml de vinho e 42 ml de qualquer outra bebida destilada, pois o álcool é muito calórico. Faça o copo ou a taça render intercalando a bebida alcoólica com goles de água. Assim, você não se priva do prazer de beber e, ao mesmo tempo, hidrata o organismo.

3 - mantenha-­se ativa Se você está na reta final da dieta, é provável que já tenha incluído a atividade física na rotina. E agora, mais do nunca, vale a pena continuar se mexendo para derreter as gordurinhas — o esforço pode até compensar uma deslizada ou outra durante as comemorações. Sérgio Guerreiro, professor do Instituto de Neurolinguística Aplicada (RJ), dá as dicas para você se manter firme, mesmo que a preguiça bata à porta. “Em primeiro lugar, pense nas sensações positivas que alcançará ao fazer o exercício, como se sentir mais leve e melhorar a aparência. O segundo passo é fechar os olhos e imaginar os movimentos, como, por exemplo, uma corrida leve em um parque cheio de árvores.”

4 - durma bem “Ter uma boa noite de sono é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por seu corpo”, garantem os médicos americanos Michael Roizen e Mehmet Oz, coautores do livro Você — Manual do Proprietário (Ed. Campus). Para os especialistas, dormir de sete a oito horas por noite regula uma série de funções no organismo, inclusive o papel que os hormônios da fome e da saciedade desempenham. “A falta de descanso causa lentidão mental, que resulta na comilança desenfreada”, contam. Além disso, o cansaço aumenta o risco de fazermos escolhas engordativas: acaba sendo mais fácil pedir um hambúrguer com bacon do que preparar um salmão grelhado. Portanto, se sabe que vai sair com a galera do escritório, deite a cabeça no travesseiro mais cedo na noite anterior.

5 - faça uma boquinha antes da festa Segundo Maria Fernanda Elis, nutricionista e diretora da Food Notes Comunicação (SP), esta é a grande estratégia para quem deseja vencer a guerra contra os pneuzinhos. “Nunca vá a um happy hour com fome, ou você corre o risco de devorar tudo o que aparecer à sua frente”, alerta. Se você for do trabalho direto para a comemoração, leve um lanche na bolsa — boas opções são frutas, iogurte ou barrinhas de cereal. Caso passe em casa antes, prepare uma boa salada com folhas e legumes ou uma sopa light. “Outra dica fundamental é não pular nenhuma refeição ao longo do dia, o que também ajuda a não abusar na hora da festa. E diminua o tamanho das porções para compensar a possível extrapolada mais tarde”, orienta Patricia Zach.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF