Alimentos Benéficos para Quem Tem Intestino Delicado


Alguns alimentos podem ser muito benéficos graças às suas propriedades para reduzir a inflamação do intestino, e restaurar a flora bacteriana.
Descubra neste artigo os 10 melhores alimentos para cuidar do nosso intestino delicado.
Comida para o intestino delicado:

  1. Agar agar: O agar agar é uma alga que é utilizada no nível gastronômico para fazer gelatinas. Muitos vegetarianos a consomem para evitar gelatinas de origem animal.
    Com este alimento podemos engrossar qualquer líquido. Quanto mais adicionamos, mais sólido será. Agar agar é, portanto, uma geleia de vegetais que tem a virtude de regular a função intestinal, se sofrermos de constipação ou diarreia, graças ao seu conteúdo em fibras e minerais probióticos, como magnésio, iodo ou cálcio.
  2. Chia e linhaça: Mulher com dor intestinal por causa de um intestino delicado. As sementes de chia e linhaça são as mais populares para promover uma boa função intestinal sem irritar este órgão, ou sua flora bacteriana. Ao colocar essas sementes de molho, a chia e a linhaça liberam sua mucilagem, que é um tipo de fibra solúvel que torna a água gelatinosa. Ao beber essa água juntamente com as sementes, obtemos uma limpeza profunda do intestino.
  3. Fermentados: Os alimentos que foram elaborados através de um processo de fermentação natural são muito benéficos para repovoar e proteger a flora bacteriana intestinal. Já que esta pode sofrer as consequências de uma dieta pobre, antibióticos ou distúrbios intestinais. Os alimentos fermentados mais comuns são o iogurte natural, o kefir, o chucrute ou chá kombucha.
  4. Mamão: O mamão ajuda a quem tem intestino delicado. O mamão é uma deliciosa fruta tropical que é muito benéfica para todo o sistema digestivo. A nível intestinal, tem um efeito laxante suave e limpador,  e é muito adequado em casos de constipação, diverticulite ou parasitas. Recomendamos comê-lo cru em jejum, em pedaços ou em sucos ou batidas.
  5. Maçã: A maçã é uma excelente fruta para melhorar e equilibrar a digestão. Conforme o modo em que a consumirmos, pode nos ajudar a tratar transtornos intestinais. Se comermos a maça crua com sua casca, favorecemos o trânsito intestinal e combatemos a constipação, graças à fibra solúvel que ela contém. Isso aumenta a atividade do intestino e fortalece a musculatura envolvida.
    Se comermos a maçã descascada e ralada, deixando que se escureça, poderemos acalmar os casos de diarreia, graças aos taninos que aparecem quando são oxidados e seu alto teor de pectina, que retém a água e retarda o movimento intestinal.
  6. Kuzu: Kuzu ajuda a quem tem intestino delicado. O kuzu ou o kudzu é um amido rico em fibras, que atua como um regulador em nosso intestino delicado. Também é recomendado em casos de constipação alternada com diarreia, espasmos ou intestino preguiçoso, bem como para melhorar a flora bacteriana. O kuzu dissolve-se na água e se aquece até ficar grosso. Nesse momento, sem nos queimarmos, podemos tomá-lo em pequenos goles.
  7. Borra de café: Este curioso remédio é muito eficaz para aliviar qualquer inflamação intestinal. Nós só temos que tomar uma colher de borra de café em um copo de água com o estômago vazio, pelo menos meia hora antes do café da manhã. Com este simples remédio, notaremos um alívio quase imediato.
  8. Água do mar: Beber muita água ajuda a quem tem intestino delicado. A água do mar apta para o consumo é um alimento medicinal rico em minerais e oligoelementos, que regula a função intestinal se a tomarmos de forma adequada.
    Ingredientes:
    ¼ xícara de água do mar (50 ml)
    ¾ de um copo de água (150 ml).
    Preparo: Misture as duas águas e tome um copo em jejum, em pequenos goles.
  9. Tanchagem: A tanchagem é uma planta medicinal que podemos tomar em infusão, e que tem a virtude de calmar e equilibrar o intestino. Assim, é muito benéfica em casos de diarreia, gastrite, úlceras pépticas ou intestino irritável.
  10. Aveia: A aveia com leite ajuda a quem tem intestino delicado. A aveia é um excelente cereal, rico em fibras e mucilagem, dois nutrientes muito adequados para tratar qualquer tipo de transtorno intestinal.
    Para ser eficaz devemos tomá-la cozida ou deixá-la de molho, porque se a comermos cru, pode ser difícil de digerir ou causar acidez.
    A aveia, além disso, é muito nutritiva, fornece energia e vitalidade, e relaxa o sistema nervoso prevenindo distúrbios como nervosismo, irritabilidade ou ansiedade.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF