Benefícios do Chá de Orégano e Principais Receitas


Os Benefícios do Chá de Orégano provém da planta, que apresentam origem mediterrânea, composta por vários elementos vitamínicos e minerais em seus componentes.

Porém são elementos antioxidantes, diuréticos, antibacterianos, dentre outros, que fizeram de tal substância um elemento de cura através da natureza.

O Que é o Orégano?

Trata-se de uma erva de teor aromático muito útil como um tempero para a cozinha, de forma especial as saladas, os molhos e massas, trazendo vantagens e benefícios específicos a saúde humana, em virtude de suas características anti-inflamatórias, antioxidantes e, ainda, por auxiliar a prevenção e combate a patologias.

Dessa forma, o uso regular do orégano em relação a culinária caseira colabora para trazer os benefícios seguintes à saúde:

  • redução de inflamações, por ser composto de carvacrol;
  • auxílio no processo de emagrecimento;
  • recuperação de patologias;
  • prevenção de patologias cardiovasculares;
  • prevenção de placas de ateroma – em virtude da vitamina A, substância poderosa como antioxidante;
  • fortalecimento do sistema de imunidade, fonte de betacaroteno;
  • combate a bactérias e fungos que provocam infecções: resfriados, gripes e afins;
  • estímulo da digestão e combate ao colesterol, fonte de substâncias fibrosas;
  • combate a micoses de unha, pela atuação como uma substância antifúngica;
  • redução da tosse;
  • redução de cólicas, em razão de se tratar de uma fonte de polifenóis com elementos anti-inflamatórios.

Ainda, o orégano auxilia na preservação de alimentação por um tempo maior, porque possui efeito de combate e controle do desenvolvimento de sistemas que prejudicam aos alimentos.

Para Que Serve?

O orégano em estado seco promove o carregamento de grande parte de substâncias da erva natural, porém o elemento fresco, bem como o óleo do orégano disponibilizam a concentração de muitos de seus benefícios para manter a saúde e a boa forma.

Assim como o orégano seco quanto as folhagens de teor fresco disponibilizam óleos que são voláteis com efeitos  diuréticos, antibacterianos, antioxidantes, expectorantes, entre outros.

Benefícios do Chá de Orégano

A infusão do orégano é extremamente saudável, visto que não é composto por efeito colateral e acrescenta muito sobre a saúde humana. Os benefícios são os seguintes:

Ação Que Combate a Dor Muscular

Uma das ações mais efetivas e positivas da infusão é em virtude deste elemento ser capaz de promover o relaxamento muscular.

Os Benefícios do Chá de Orégano correspondem, principalmente, a sua característica livre de efeito colateral , algo que não existe em relação a medicação comum.

O chá é muito usado para o alívio de dor nas costas, distensões dos músculos e demais problemas.

Ação Redutora do Estresse

Além de relaxar os músculos, a infusão do orégano também age em função do relaxamento da mente, em combate a sintomas que se caracterizam pelo estresse.

Condições de cansaços mentais, problemas de ansiedade, insônia e depressão leve, tudo isso pode ter a eliminação a partir das substâncias da planta.

Colabora Para a Digestão

Os nutrientes absorvidos pelo corpo, acontecem através de secreção denominada bile, que tem produção a partir do fígado.

A infusão do orégano tem a capacidade de estímulo da ação deste órgão, promovendo a eliminação de condições incômodas indigestas e, ainda, sinais do organismo como gases.

Combater Gripes e Resfriados

Atua de forma direta em combate aos sinais de resfriados e gripes. Os Benefícios do Chá de Orégano também se destacam pela excelência em prevenir o acometimento de patologias maiores, ao longo das estações.

Alívio de Ataques Asmáticos

As substâncias antioxidantes em composição na planta, trazem a capacidade de amenizar os ataques asmáticos, porque favorecem a respiração.

Isso acontece, em virtude dos elementos:

  •  terpenos;
  •  flavonoides;
  •  carvacrol.

Estes elementos atuam como purificador dos pulmões, de maneira a desobstruir tubos bronquiais, bem como todo o sistema de respiração.

Auxílio da Perda de Peso

Em virtude de compor uma digestão vagarosa, a infusão tem a capacidade de atrasar a absorção de determinados alimentos pelo corpo e, desse modo, prolongando a sensação de estar satisfeito.

Regulagem Menstrual

O público feminino também faz uso da infusão do orégano para a regulagem do ciclo de menstruação e, até mesmo, evitar que aconteça a menopausa precoce.

Além de todos estes benefícios do Chá de Orégano, seus elementos também agem em combate à cólica comum em prazo menstrual.

Fortalecimento da Imunidade

O orégano disponibiliza um poderoso diurético para o organismo, o que acaba o tornando uma substância essencial para a eliminação de elementos nocivos ao corpo.

Ação também age em combate aos radicais livres, que se destacam como principais elementos que causam patologias degenerativas.

Retardamento do Envelhecimento

Ainda em relação ao efeito mencionado anteriormente, um dos Benefícios do Chá de Orégano também é a capacidade de retardar o envelhecimento e, ainda, aprimorar a saúde da pele.

Isto acontece em razão dos radicais livres que se responsabilizam pelo procedimento degenerativo do corpo, além do óbito das células.

PRINCIPAIS RECEITAS DO CHÁ DE ORÉGANO

Chá Feito a Partir do Orégano Seco:

As folhagens secas dos oréganos são comumente disponíveis em quaisquer estabelecimentos como mercados, tendo uso em temperos.

Por mais que as ações do chá tenham menor poder que a própria versão da planta em teor fresco, ainda há a possibilidade de fazer uso de modo moderado das diversas vantagens mencionadas antes.

Como fazer?

  1. Aquecer a água em uma panela de dimensão pequena. Em seguida, ao passo que a água comece a fervura, desligar o fogo.
  2. Adicionar uma colher do orégano em teor seco para cada copo com água.
  3. Tampar a panela e mantê-la fechada até que se amorne.
  4. Coar resíduos das folhagens. É importante beber o chá sem fazer uso de açúcares, em temperatura morna ou fria.

Bebida de Orégano e Gengibre:

Você vai precisar de:

  • 500ml de água em fervura;
  • uma colher de orégano desidratado;
  • uma colher pequena de gengibre ralado fresco;
  • mel para utilizar como adoçante de acordo com o gosto.

Como fazer?

  • Misture o orégano na água em fervura, a partir do gengibre e abafamento em prazo de 5 min em média. Adoçar com mel, de acordo com o que preferir e beber antes do esfriamento.

O conselho é que se consuma uma xícara do chá de 8h em 8h.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF