Como cuidar dos cabelos corretamente? Veja isto?


Quer saber como cuidar dos cabelos e manter a saúde capilar? Com tantos procedimentos que realizamos diariamente para manter o estilo e a autoestima, acabamos danificando os fios, deixado-os com aspecto ressecado e frágil. Confira essas dicas abaixo para ter um cabelo mais saudável!

Nossos cabelos passam todos os dias por diversos procedimentos para que fiquem exatamente do jeito que queremos. Afinal, ele faz parte do nosso estilo e da nossa autoestima, não é mesmo?

Mas dentre escovas, chapinhas, tinturas, babyliss, cortes, clareamentos, repicados e penteados, muitas vezes nos pegamos com cabelos cada vez menos saudáveis. Não é que nos desliguemos totalmente dos cuidados com o cabelo. Às vezes só não sabemos como cuidar dos cabelos adequadamente.

Cuidados básicos para manter seu cabelo bonito e saudável

E como cuidar dos cabelos da maneira certa, então? É importante saber que, antes de um processo mais extenso de cuidados com o cabelo, é importante que você evite ao máximo atitudes que possam ser danosas a ele.

1. Evitar lavar o cabelo com água quente

Lavar o cabelo com água muito quente abre as cutículas dos fios. Isso faz com que o cabelo fique mais fragilizado e sujeito à sujeira e aos danos cotidianos. Com isso ele absorve mais poluição e de danifica quando penteamos.

Além disso, um cabelo com as cutículas abertas fica poroso, o que o deixa com aparência seca e armada. O ideal, quando falamos em como lavar o cabelo corretamente é tomar banho com água no máximo morna. E passar um pouco de água gelada ao final do processo, contribui para fechar as cutículas capilares.

2. Utilizar produtos específicos para seu tipo de cabelo

Um dos principais cuidados com o cabelo é entender qual é o seu tipo de cabelo e utilizar um produto que seja adequado a ele. Isso vai te ajudar a entender como lavar o cabelo corretamente, ou seja, com produtos que atendam à necessidade de suas madeixas.

Procure produtos que tenham objetivos específicos, como cuidar de cabelos cacheados, caso você os tenha. Isso é importante porque esses produtos são elaborados para garantir a melhor limpeza e saúde de seus fios.

3. Utilizar protetor térmico antes da chapinha

O calor extremo pelo qual os cabelos passam para que a chapinha funcione pode causar muitos danos. Então, um dos cuidados com o cabelo que você pode tomar é utilizar com menos frequência esse utensílio.

Mas como sabemos que isso não é sempre viável, a dica é investir em cremes ou sprays que ofereçam proteção térmica a esse aparelho. Isso não apenas impede o dano nos fios, mas também impede seu ressecamento e a abertura das cutículas.

Hábitos essenciais de como cuidar dos cabelos


Afinal de contas, nossos cabelos fazem parte de nosso corpo. Isso significa que mudar sua aparência não vai afetar o como eles estão sendo produzidos por nosso organismo.

1. Boa alimentação

Para que nosso organismo produza fios de cabelo mais saudáveis e garanta a qualidade e boa estrutura em geral dos fios, é necessário que nutrientes sejam enviados para o couro cabeludo.

Isso só pode ser alcançado se tivermos uma alimentação saudável, com bons nutrientes, e evitando alimentos calóricos e sem valor nutricional, que inibem a absorção de nutrientes pelo corpo.

2. Suplementação

Claro que, em um mundo ideal, só mudar a nossa alimentação para algo mais saudável significa que já conseguiremos todos os nutrientes que precisamos para que nossos fios fiquem perfeitos, mas esse não é sempre o caso.

Acontece que muitos nutrientes que são necessários para deixar o cabelo perfeito são difíceis de encontrar em alimentos de nosso cotidiano. E, se são encontrados, precisam ser consumidos em uma quantidade muito superior àquela que normalmente consumiríamos.

E é aí que entra a suplementação. Ela é uma ferramenta muito útil quando falamos em como cuidar dos cabelos. É graças a ela que podemos obter os nutrientes que precisamos sempre para garantir que nossos cabelos estejam saudáveis e continuem crescendo assim.

Produtos polivitamínicos como o Lampsi Hair podem ajudar, pois trazem consigo todas as vitaminas e minerais que o cabelo precisa para crescer saudável.

Nutrientes que ajudam a manter a saúde dos cabelos


Seja por meio da alimentação ou da suplementação, essa pequena lista que traremos abaixo fala um pouco sobre alguns dos nutrientes que você pode ingerir para garantir a beleza dos fios.

1. Ômega 3

O ácido graxo Ômega 3, além de combater inflamações, pode proteger o cabelo de raios ultravioleta e melhorar a circulação de nutrientes até a raiz do cabelo, o que garante a chegada de nutrientes aos fios.

2. Vitamina A

Esse antioxidante natural evita a queda dos fios, e garante maior cor e brilho.

3. Vitamina C

Além de ser excelente para sua saúde em geral, a vitamina C garante uma melhora na circulação sanguínea, acelerando o crescimento dos fios e impedindo sua queda.

4. Ferro

O ferro é uma ferramenta importante não apenas para nutrir os fios, como também para quebrar sua oleosidade e fortalecer as raízes.

5. Zinco

O Zinco ajuda a regular os hormônios que influenciam o crescimento dos fios, e pode evitar a queda e até mesmo o esbranquiçamento dos fios.


Alimentos inimigos do cabelo

Da mesma forma que há nutrientes que podem fazer bem aos seus fios e que são fundamentais para sua constituição, há alimentos que fazem mal – e muito! – para a saúde de seus fios. E um dos principais vilões é o açúcar.

Aparentemente inofensivo, o açúcar pode ser encontrado em muitos produtos alimentícios, e seu consumo causa um pico de insulina no sangue, graças à sua rápida absorção. Isso faz com que o corpo fique em desequilíbrio, voltando todos os seus esforços à absorção desse pico calórico e dessa insulina muito alta.

Isso desequilibra os hormônios, o que pode impedir que o corpo envie nutrientes aos fios. Da mesma forma, alimentos como carboidratos de rápida absorção (como farinhas refinadas) e álcool funcionam da mesma maneira – causando um pico de insulina e desequilibrando nosso organismo.

Não cometa esses erros para ter um cabelo saudável

Agora que já entendemos como cuidar dos cabelos, é importante também cortar para sempre de nossas rotinas maus hábitos que podem colocar tudo a perder.

1. Lavar os fios todos os dias

Nossos fios têm uma oleosidade natural, que é produzida para proteger os fios e evitar seu ressecamento. Lavar o cabelo todos os dias faz com que percamos essa oleosidade, deixando as madeixas mais sujeitas a danos.

2. Usar pentes de plástico

Usar pentes de plástico, especialmente os finos, é muito prejudicial, especialmente quando estamos falando em como cuidar de cabelos cacheados. Isso porque esse utensílio pode não só quebrar os fios como causar estática, aumentando o frizz.

3. Deixar produtos no cabelo

Utilizar o condicionador como leave-in é um hábito até comum, mas é muito danoso. A sensação que temos é que o cabelo ficará mais hidratado se deixarmos condicionadores ou máscaras nos fios. O que acontece é que esses produtos funcionam se complementando e se neutralizando com a água. Então colocar só um dos processos nos fios vai agredi-los e impedir a entrada de nutrientes.

Conclusão


Como pudemos ver, não é tão difícil assim entender como cuidar dos cabelos. E tudo está diretamente ligado a ter uma vida saudável e cortar hábitos danosos, tanto aos fios quanto à nossa saúde. Portanto, agora que você aprendeu desde como lavar o cabelo corretamente a como cuidar de cabelos cacheados, fica mais fácil garantir a perfeição de seus fios.

Espero que este artigo tenha sido útil pra você. Se você gostou, compartilhe com as suas amigas!

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF