Conheça as propriedades poderosas do limão


O limão, citrus em latim, é rico em vitamina C, potássio, cálciofósforo e magnésio. Conhecido pelo seu sabor ácido e fresco, é uma boa opção para uma bebida refrescante, nos dias mais quentes de Verão, mas também para uma bebida quente no Inverno – o tradicional chá de limão.  Mas os benefícios do limão não se esgotam no seu sabor. Conheça, neste artigo, as propriedades do limão, mas também os cuidados a ter quando manusear esta fruta. Já aqui falámos sobre os benefícios de vários alimentos para a sua saúde.

Provavelmente lembra-se de termos falado dos melhores alimentos para prevenir o cancro, dos benefícios de usar ervas aromáticas, a importância de usar óleo de amêndoas doces ou os benefícios de comer bananas. Hoje vamos falar das várias vantagens que existem em usar limão na sua alimentação, sendo este fruto rico em características desintoxicantes, muito usado para combater a azia ou nas dores de cabeça, ótimo para controlar o desejo de comidas menos saudáveis e muito mais! Saiba todas estas e muitas outras características do limão.

O limão como desintoxicante

O limão contribui para uma dieta saúdavel, não sendo à toa que várias celebridades já se renderam à dieta do xarope de limão. Segundo Conceição Trucom, autora do livro O Poder de Cura do Limão, se misturar meio limão em um copo de água morna obtém uma bebida desintoxicante e depurativa, pois o limão limpa o organismo e ajuda-o a eliminar toxinas. Possui também a capacidade de descongestionar o fígado, após a ingestão de álcool e gorduras. Para além de desintoxicante, esta mistura também ajuda a aliviar a azia, a flatulência e as náuseas. A constatação de que o limão ajuda a controlar os desejos de comida é explicada pelo facto de que esta fruta contém fibras de pectina na casca (parte branca) e polpa que, para além de facilitarem a digestão e regularem a absorção dos açúcares, também diminuem a sensação de fome e o armazenamento de gorduras. O limão é ainda anti-cancerígeno. A sua casca possui compostos naturais importantes, como o d-limoneno, que possui  propriedades anti-cancerígenas.

Para além de ser rico em vitamina C, o limão também o é em vitamina P, o que faz com que seja um poderoso auxiliar na cicatrização e no tratamento de edemas, para além de aumentar a resistência do organismo contra infecções e de contribuir para o alívio da gripe e constipações. Apesar das suas propriedades benéficas, convém não esquecermos que a tolerância ao limão varia de organismo para organismo e que não o devemos consumir de forma exagerada.

O limão como regulador da oleosidade

Esta fruta, que é actualmente uma das mais conhecidas e utilizadas do mundo, também pode ajudar a restabelecer o equilíbrio ácido da pele que é perturbado pelas lavagens diárias. Assim sendo, o sumo de limão pode ser útil para quem possui a pele oleosa, devido à sua acção de secagem, e desadequado para quem tem a pele seca. O sumo de limão também pode ser usado para tratar problemas de acne e paraclarear a pele, devido às suas propriedades adstringentes. O sumo de limão é também recomendado para quem possui o cabelo oleoso, fornecendo-lhe volume e brilho. Deve ser aplicado no cabelo, depois de lavado, e retirado através de uma segunda lavagem. Apesar destas vantagens do sumo de limão na pele e no cabelo, é necessário ter em atenção que não se deve manusear limão ou outras frutas ácidas e depois entrar em contacto com o sol, porque pode provocar manchas na pele. Desta forma, após aplicar o sumo de limão na cara (durante alguns minutos, cerca de 10 a 15), deverá lavá-la bem e aplicar seguidamente um protetor solar, evitando, no entanto, o sol nas próximas horas.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF