Dor no testículo: o que pode ser? Torção, hérnia, pedra no rim + 7 possíveis causas


Sentir os testículos doloridos causa preocupação em muitos homens, especialmente quando a causa do incômodo não é aparente, como no caso de pancadas.

Responsável pela produção de espermatozoides e hormônios masculinos, essa região é muito sensível e pode doer ao ser afetada por algumas condições.

Sentir dor no testículo é normal?


De acordo com o urologista Giuliano Amorim Aita, membro do departamento de andrologia e sexualidade humana da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), toda dor no testículo deve ser investigada, visto que é um sinal de alerta para existência de anormalidades que em alguns casos podem ser pouco significativas, mas em outros muito importantes do ponto de vista médico.

Causas da dor no testículo
A dor no testículo pode ser fruto de diversas condições referentes, ou não, a essa estrutura. Veja as principais:

Pedra nos rins

A formação de cálculos renais, que também são chamados de pedras no rins, pode gerar dor que irradia para a região inferior do sistema urinário, de modo a impactar o ureter e refletir nos testículos.

Câncer
A maior preocupação de quem tem dores no testículo é estar sofrendo de câncer. No entanto, é pequeno o número de tumores nesta região que causem dor.

Na maioria das vezes, o câncer de testículo se manifesta pelo aumento do tamanho saco escrotal - bolsa de pele que segura essas estruturas.

Hérnia de disco lombar
Hérnia de disco é uma doença degenerativa do disco intervertebral - anel cartilaginoso localizado entre as vértebras - que surge quando ele sai da posição natural e passa a comprimir os nervos. Algumas causas de dor lombar podem ser hérnias cuja dor irradia para outras áreas, como os testículo.

Hérnia na virilha

Também chamada de hérnia inguinal, é marcada por uma protuberância na virilha que surge por causa da projeção de uma parte do intestino. Quando se desenvolve próxima à bolsa que envolve o testículo, pode resultar em dores.

Hidrocele testicular
Hidrocele nos testículos é o aumento do volume de líquido no escroto, o que causa inchaço, dor e até mesmo anormalidades no formato dessa genitália.

Inflamação ou infecção do testículo
Sentir dor nos testículos após relação sexual pode ser fruto de inflamação ou infecção nesta região ou no epidídimo, que é o tubo que armazena os espermatozoides.

Trauma e torção do testículo

Assim como qualquer parte do corpo, traumas que afetem os testículos geram dor.

Além das batidas, pode haver torção, que é nada menos que a rotação do cordão espermático - canal que conecta os testículos ao abdômen. Esta condição é comum especialmente em adolescentes e jovens durante o sono ou após pancadas.

Nesses casos, a dica é correr para o pronto-socorro o quanto antes, visto que o problema pode cortar o fluxo sanguíneo e levar à necrose.

Varicocele
Esta condição faz com que as veias do escroto fiquem dilatadas, de modo a gerar dores. Semelhante às varizes, o acometimento merece atenção e a falta de cuidado adequado pode levar à atrofia testicular ou infertilidade.

Sentir dor nos testículos sem ejacular

Alguns homens têm dor nos testículos após forte excitação sem ejaculação. "Geralmente, é normal. Isso ocorre porque a excitação acumula sangue na região genital. Quando não há ejaculação, o fluxo não é diminuído e a região permanece sobrecarregada. Para aliviar tais dores, o homem pode masturbar", explica o médico Giuliano Amorim Aita.

O que fazer?


Apenas um médico saberá dizer se a dor apresentada é benigna ou fruto de alguma alteração significativa. Assim, a dica ao sentir incômodo na região genital é marcar uma consulta com o urologista para que o quadro seja investigado.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF